segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Mudanças à vista, Dado?

Técnico tem um bom tempo para avaliar se promove alterações no papão para os próximos compromissos

O espaço de dez dias entre o último compromisso do Papão e a terceira rodada do Parazão, quando o clube enfrenta o São Raimundo, no Colosso do Tapajós, em Santarém, é um tempo de reflexão para o técnico Dado Cavalcanti. Depois de praticamente um mês de pré-temporada, um amistoso contra o Castanhal e dois jogos pelas primeiras rodadas do Campeonato Paraense, há como se traçar um panorama do time. E é sobre esse panorama que Dado vai refletir – e escrever as novas diretrizes do time, incluindo as substituições.
Para a próxima partida, quando o Papão pode selar a classificação às semifinais do Estadual, a equipe terá uma novidade. As notícias do Boletim de Informações Diárias (BID) da Confederação Brasileira de Futebol, onde são formalizadas as contratações do futebol brasileiro, podem garantir modificações no ataque bicolor. Depois de consolidar sua contratação, o atacante Bruno Veiga retorna à equipe. A pergunta é: no lugar de Leandro Cearense ou de Fabinho Alves? Considerando o perfil dos atletas e a proximidade de Dado Cavalcanti em jogar no esquema 4-4-2, a comissão técnica tem uma difícil decisão nas mãos.
Do Departamento Médico, a novidade aguardada é o volante Ricardo Capanema. O atleta ainda se recupera de uma lesão no bíceps femoral da coxa direita: um edema o impede de estrear pelo Paysandu na temporada deste ano. O DM ainda não deu prazo para o retorno do volante à equipe. A única garantia era a de que Capanema estaria fora da estreia, mas o time já vai para a terceira rodada sem seu defensor. Até o retorno do jogador, quem ocupa sua vaga é Ilaílson. Quem também se recupera é o zagueiro Gualberto, que foi submetido a procedimento cirúrgico no joelho direito, ainda no final do ano passado.
No campo tático, Dado vai prosseguir na busca pelo novo conceito de jogo a ser implantado na temporada 2016. Um conceito que surge da necessidade. Com a saída do lateral Yago Pikachu, o time perdeu fluxo de jogo pelos flancos, já que Yago tinha características técnicas e ofensivas de um meia. Dado busca, agora, uma equipe robusta pelo meio de campo, se aproveitando mais efetivamente dos meias, setor já reconhecido pelo próprio treinador como subutilizado no ano passado.
Se na primeira partida contra o Paragominas o time demonstrou que começa a entender a nova forma de jogo, no embate contra o Independente os meias Celsinho e Raphael Luz pouco apareceram. Os muitos toques de bola errados e a falta de coesão entre os setores do ataque e da defesa foram atribuídos, por Dado Cavalcanti, ao extenso campo do Navegantão. Uma premissa que será posta à prova no próximo jogo, no estádio do Colosso do Tapajós, este, sim, com dimensões oficiais.
Dos dez dias entre a última e a próxima partida, dois foram de folga. O time volta aos trabalhos na tarde de hoje, no estádio da Curuzu: segunda-feira gorda de conversa. Conversa sobre a manutenção dos resultados, apesar das falhas a serem sanadas: seis pontos em dois jogos, quatro gols convertidos e nenhum sofrido, além das boas defesas do goleiro Emerson. Por mais que a comissão técnica exija outra postura do time em muitos aspectos, o Papão é time 100% no Parazão deste ano.
A comissão técnica deve fazer a conta junto aos atletas: só a vitória garante o Paysandu nas semifinais da Taça Cidade de Belém ainda na terceira rodada. Alcançando os três pontos em Santarém, o Papão chega aos nove pontos, podendo ir despreocupado para a última rodada, quando joga novamente em casa. Caso consiga o empate, estará muito próximo da classificação e apenas uma combinação de vitórias consecutivas de Independente e São Raimundo poderia deixar o Papão de fora das semifinais do primeiro turno.
Copa Verde - Falta pouco para ser conhecido o adversário do Paysandu na primeira fase da Copa Verde. Na primeira partida da fase preliminar, de onde sairá o adversário do Papão, o Águia de Marabá deu o primeiro passo, vencendo o Fast-AM, no último sábado (6), na Arena da Amazônia, em Manaus (AM), por 1 a 0, com um gol do zagueiro Bernardo. Agora o Azulão joga em casa a segunda partida, no dia 17 deste mês, no estádio Zinho Oliveira. Ao final dos dois jogos, o classificado na fase preliminar enfrenta o Papão, no dia 9 de março, com horário e local ainda a ser definidos.
**Fonte JAmazonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário